Equipe Técnica

 

Adailton José Justino – Coordenador Fanfarra da Cidade de Hortolândia

É formado pelo Conservatório de Tatuí no curso de MPB-JAZZ na área de percussão popular sob a orientação de Betinho Sodre e coordenação de Paulo Braga e Paulo Flores. 
Fez o curso de percussão erudita: tímpanos, percussão e acessórios pelo mesmo sob a orientação de Luis M. Caldana.
Teve como professor na área de percussão erudita: Luis M. Caldana, Rui Carvalho (vibrafone), Carlos Tarcha (perc. múltipla), Alfredo Lima (prato a dois), Ricardo Bolonha(tímpanos:tecnica alemã), Eduardo Gianesella (teclados e percussão).
Participou de curso de técnica de pedagogia e didática musical com o Prof. Fernando L. Castilho (Faculdade Cantareira) regência de coral infantil sob a orientação de Telma Cham, ensino coletivo de instrumentos de percussão e sopro. (Dr. Joel Barbosa), curso técnico para regentes de bandas e fanfarras da FABESP sob a orientação de Robreto Farias, Regência de coral infantil para professores de rede de ensino, musicalização para educadores. 
Atualmente desenvolve o projeto de fanfarras nas cidades de Hortolândia e Nova Odessa, também é integrante da Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa e da Banda Municipal de Hortolândia. 

 

Alberto Tavares Dias - Tuba

Iniciou seus estudos musicais na Banda Marcial do Colégio São Carlos, sob a orientação do professor Edson Penteado. Formou-se em 2005 Bacharel em Música na modalidade Instrumento/ Tuba pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde estudou inicialmente com o Professor Paulo César da Silva e Professor Wilson Dias. Em 2008, formou-se, também pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharel em Música na modalidade Composição.

Já atuou em diversos grupos, como Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos, na Orquestra de Metais e Banda Marcial do Colégio São Carlos e no Quinteto de Metais Metalmorfose. Apresentou-se como solista a frente da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Banda Municipal de Nova Odessa, Orquestra de Metais do Colégio São Carlos e da Banda Carlos Gomes.

Atualmente trabalha como professor de Tuba no Centro de Educação Municipal de Música de Hortolâdia. É Tubista da Banda Musical Carlos Gomes, do Grupo de Metais Metalumphonia e das bandas sinfônicas das cidades de Nova Odessa e de Hortolândia. Também trabalha como tutor virtual no curso de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos.

 

Alcimar de Souza Rosa Junior - Flauta transversal

Iniciou seus estudos na Banda Sinfônica de Nova Odessa e Escola de Musica da Sumaré, respectivamente com o profº Joel Barbosa e profª Angélica Ribeiro. Participou da Banda Infanto Juvenil de Sumaré o qual ganhou vários prêmios de repercussão estadual e nacional.

Formou-se na categoria flauta transversal no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos” tendo como profº Edson Beltrami (2004) e na Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM), com profº Marcos Khiel (2008).

Participou dos respectivos festivais de Campos do Jordão e Núcleo Tatuí (banda sinfônica) em 1998, 1999 e 2000.

Atualmente atua na Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa “Profº Gunars Tiss”, Banda Municipal de Hortolândia, músico espala Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca” e estudante do 5º semestre de Licenciatura em Música pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

 

Clóvis Antonio Beltrami - Trompete / Coordenador de Metais

Mestre em música pelo Instituto de Artes da UNICAMP, realizou o curso técnico de trompete no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos Campos” de Tatuí, onde estudou com os professores Reinaldo Gianelli, Nailson de Almeida Simões e Edgar Batista dos Santos (Capitão).

Participou de diversos festivais e master classes, ministrados pelos professores Charles Schlueter, Frank Rolds, Maurice André, Malte Burba, David Monette, Wynton Marsalis, Igino Conforzi, Ole Edvard Antonsen, Reinhold Friedrich e Fred Mills.

Atua como 1º trompete da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, atuou também como músico convidado da Orquestra Sinfônica da Unicamp, foi professor responsável pelo Curso de Trompete do Departamento de Música desta instituição de 1995 a 2009. Participou da formação da Orquestra Sinfônica de Sorocaba ocupando a cadeira de primeiro trompete. Apresentou-se como músico convidado da Orquestra do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Curitiba, Metal Brasil e Big Band Canavial. Atuou como solista com a Banda Municipal de Sumaré, com as Orquestras de Câmara de Indaiatuba, Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Jovem da Unicamp, Orquestra da Escola de Música de Piracicaba “Ernst Mahle”, Orquestra de Câmara Ars Musicalis Metrocamp e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

 

Edmilson Manoel de Souza - Trombone

Músico espala  Banda Municipal de Sumaré e primeiro trombone durante mais de dez anos da Banda Municipal de Nova Odessa.

Participou de vários Master Classes com renomados trombonistas do cenário nacional e internacional, participou de inúmeros campeonatos de bandas sendo elas quase sempre campeãs.

Trabalhou na formação de coral amador, formação teórica e instrumental de metais de músicos de várias  igrejas e hoje se dedica no ensino de trombone para iniciantes principalmente crianças e adolescentes.

Atualmente é monitor de Trombone no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) e estuda com Profº Robson Denadai, primeiro trombone da Orquestra Sinfônica de Campinas (OSC) e mestre em trombone na Unicamp.

 

 

Eli Antonio Ferreira - Coordenador Fanfarra da Cidade de Hortolândia

Iniciou seus estudos de música na A.E.D.H.A. (“guardinha” de Campinas - 1988) com os professores Sgt. David e Sgt. Benedito Silva. Participou do curso de música do Conservatório Carlos Gomes (Campinas), do Projeto Unibanda (Unicamp) com o Profº Carlos Lima e da Escola de Música de Sumaré com o Profº Márcio Beltrami (1990).

Teve aulas de trombone com os professores Robson e Cláudio, e aulas de bombardino  com o professor  Wilson Dias. Fez parte do Grupo de Eufônios e Tubas e do Grupo de Metais da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

Participou das Oficinas Técnicas para Maestros e Músicos de Banda – Pró Bandas 2003 e do Curso de Especialização de Nível Técnico da Escola de Música de Brasília-DF (2005). Atualmente está cursando o bacharelado em regência na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e participa como músico das Banda Sinfônica Municipal "Dorival Gomes Barroca" e Banda Sinfônica de Nova Odessa “Profº Gunars Tiss”, professor do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), monitor da Fanfarra Municipal da E.E. do Pq. Odimar, regente da Fanfarra da Melhor Idade do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré e do Coral da A. D. do Jd. Mirante – Hortolândia.

Teve participações como regente nas Bandas Municipais (Sumaré/Hortolândia); na Orquestra de Funcionários da Amsted Maxion e na Orquestra Integração 3M. Participou como professor de trombone, bombardino e tuba do Seminário de Música (2005 à 2008) promovido pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Sumaré.

 

Ellen Freitas - Oboé

Natural de São Paulo, Iniciou seus estudos musicais sob a orientação do Profº Rodrigo Muller. 
Obteve Licenciatura em Música na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Em 2006 passou a estudar com o Profº João Carlos Goering no Centro de Estudos Musicais Unibanda (Unicamp).

Participou também de cursos de aperfeiçoamento com Profº Paulo Rogério Arantes (Alemanha) e Profº Luis Carlos Justi (Brasil).
Participou do 1º e 2º Festival de Musica de Santa Catarina, tendo aulas com Washington Barella e Alex Klein. 

Pratica aulas regulares na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) com profº Natan Albuquerque, 1º oboista da Osesp e atualmente integra a Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa Profº Gunars Tiss, Orquestra Filarmônica Popular de Campinas, Grupo de Músicas Típicas Suiças da Comunidade do bairro Helvetia (Indaiatuba-SP) e é monitora no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia.

 

 

Filipe de Castro - Flauta Transversal
 

É Mestre em Música pela New York University e Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Teve como professores João Batista de Lira, Sávio de Araújo, Marcos Kiehl e Keith Underwood. 
Atuou frente à Orquestra Jazz Sinfônica, Bachianas Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra Experimental de Repertório. Foi 1º lugar no “Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil” (1993) e “Concurso Rotary de Música Instrumental” (1992).
Atuou como solistas na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica de Americana.
Participou do Hidden Valley Flute Festival, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Pan Pacific Music Camps, Festival de Música de Londrina e Master-Classes com os professores: Emmanuel Pahud, Felix Renghli, Willian Bennet, Ranson Wilson, Alain Marrion, Michael Faust, Robert Dick, Phillipa Davis, Trevor Wye.
Lecionou como professor de flauta na "Escola do Auditório" (Auditório do Ibirapuera), "Escola Tom sobre Tom” e atualmente leciona no "Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia). 

 

Hudson Nogueira - Arranjo

Bacharel em clarinete pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, estudou saxofone com José Carlos Prandini e composição com Edmundo Villane Côrtes.

Como clarinetista, integrou durante sete anos a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e como saxofonista foi integrante da Banda Savana.

Participou do Projeto Arranjadores, apresentando-se com os Maestros Moacir Santos, Cipó, Duda do Recife e José Roberto Branco entre outros.

Já escreveu arranjos para: Marvin Stamm, Leila Pinheiro, Bete Carvalho, Nana Caymmi, Ivan Lins, Jane Duboc, Guilherme Arantes, Toquinho, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Boca Livre, Sujeito a Guincho, Banda Savana, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Sopros Brasileira, Orquestra Paulista e Banda Sinfônica da CSN e em mais 13 países.

Entre vários artistas, grupos e instituições para quem já compôs destacam-se: Fernando Dissenha, Dale Underwood, Fred Mills, Paulo Sérgio Santos, James Gourlay, Eugene Rousseau, Madeira de Vento, Quinteto Villa-Lobos, Osland Saxophone Quartet, University of Minnesota, University of Geórgia, University of Central Florida e University of ST. Thomas.

Algumas de suas obras foram editadas pela Wind-Gallery no Japão, Ruh music, filial da Americana Barnhouse na Europa e pela Brazilian Music Publications nos Estados Unidos.

Atualmente é compositor e arranjador residente do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos” e do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH).

 

João Dias de Almeida - Saxofones / Coordenador Pedagógico

Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Prelúdio em Campinas,  estudou com Eduardo Pecci, matriculou-se no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr Carlos de Campos”, sob Orientação de Luiz Carlos Rodrigues e concluiu o curso de Saxofone Erudito sob a orientação de  Marcos Pedroso.
Formou-se em Pedagogia, o qual desenvolveu pesquisas sobre a importância do Ensino Musical nas Séries do Ensino Fundamental.

Participou de cursos de curta duração com renomes do saxofone como: Dilson Florêncio, Dale Underwood.

Atuou como solista frente à Banda Sinfônica Municipal “Dorival Gomes Barroca” e Banda Sinfônica de Nova Odessa “Profº Gunars Tiss”. 

É integrante da Banda Sinfônica Municipal “Dorival Gomes Barroca”, professor e coordenador Pedagógico do Centro de Educação Musical da Cidade de Hortolândia e Autor do método Prático para Saxofones ”Almeida Dias”.

 

João Carlos de Jesus - Trompa        

Iniciou os estudos na igreja e no Projeto Unibanda na Universidade Estadual de Campinas Unicamp, participando de várias Bandas e Orquestras amadoras.

Formou-se no Conservatório Dramático Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”.

Participou da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica Municipal de Rio Claro, Orquestra Sinfônica da   Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Orquestra Sinfônica da cidade de Piracicaba, etc.

Atualmente cursa licenciatura em Música no Centro Universitário Claretiano, atua como músico espala da Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica de Americana e como professor de Trompa na Orquestra Jovem Municipal de Campinas, Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH).

                                                                                   

 

 

 

Leandro César Alves - Clarineta e Clarone.

Iniciou seus estudos musicais em 1989 na Escola Municipal de Sumaré, sob a orientação do clarinetista Luis Nivaldo Orsi Filho (clarinetista da OSESP), atuando na Banda Municipal Infanto-Juvenil de Sumaré.

Formou-se  bacharel em Música Erudita Modalidade Clarineta na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 1999).

Participou do 24º Festival de Inverno de Campos do Jordão (1993), 25º Festival de Inverno de Campos do Jordão (núcleo Tatuí – 1994), 1º Curso de férias do Conservatório de Tatui (1995), 1º Encontro Nacional da Associação dos Clarinetistas em Brasília (1997).

Teve como professores Luis Nivaldo Orsi Filho (Clarinetista e Claronista da OSESP), Ovanir Buosi Jr. (1º Clarinetista da OSESP), Luis Eugênio Montanha (Prof. de clarineta da USP e clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), Roberto César Pires (Prof. de clarineta da UNICAMP), Joel Barbosa (Prof. da Universidade Federal da Bahia).

Atuou como músico convidado na Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, Orquestra Sinfônica Municipal de Rio Claro, Orquestra Sinfônica da Unicamp, etc.

Atualmente atua como clarinetista e clarone na Banda Sinfônica Municipal de Hortolândia, Banda Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca” e como professor dos respectivos intrumentos no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH).

 

Mirella Gomes - Fagote

Iniciou os estudos de Fagote com Paulo Justi na  Escola de Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP. Estudou também na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP) com o profº Fábio Cury e freqüentou cursos de aperfeiçoamento com professores como, Francisco Formiga ( Brasil), Noel Devos (França-Brasil), Aloysio Fagerlande (Brasil), Benjamim Coelho (Brasil), Afonso Venturieri (Brasil), Magnus Nilsson (Suécia), Isabel Jeremias (Costa Rica), Gustavo Nuñes (Venezuela), entre outros.

Atualmente integra a Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa Profº Gunars Tiss, e Orquestra Filarmônica Popular de Campinas e leciona na Escola Municipal de Música de Hortolândia.


 

Oseias de Souza Januario - Trompete

Iniciou seus estudos na Escola Municipal de Educação Musical de Sumaré, tendo como orientador de trompete o professor Clovis Beltrame e professor Marcio Beltrame em instrução musical.
Participou também em vários Festivais de inverno em: Tatuí, Campos do Jordão, Brasília, Itu e Poços de Caldas com a orientação dos professores Nailson Simões,Valmir Gil,Edgar Bathista,Gilberto,Sergio Cascapeira entre outros. 
Atuou como musico convidado nas Orquestras Sinfonica de Campinas Orquestra Filarmônica de Bragança Paulista, Orquestra Filarmônica de Ribeirão Preto, Orquestra Filarmônica de Poços de Caldas, Orquestra Filarmônica de Limeira ,Orquestra do Viola de todos os Cantos, atualmente ocupa o cargo de Primeiro Trompete na Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, monitor da classe de trompetes e coordenador do Grupo de Metais da Campana pra Fora do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolãndia e é membro da Oficina Trompetando de Campinas.

 

 

Renato Leme de Souza - Percussão

Formou-se no curso de Percussão Erudita e Bateria Popular do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”.

Teve aulas com os professores Pedro César Zoppi, Jayme Pladevall, Magno Bissoli, Cleber de Almeida, Ramon Montagner, Luis Marcos Caldana, Edu Ribeiro, Kiko Freitas, Edson Quesada e Lílian Carmona.

Cursa licenciatura em Música na Faculdade UNIMEP de Piracicaba.

Integrou a Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi” de Americana (2002-2004).

Participou do 25º, 26º e 29º Festival de Inverno de Campos do Jordão (núcleo tatuí); 2º Curso Técnico para Regentes, Instrumentistas, Coreógrafos e Balizas da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo; curso de Musicalização Infantil para Educadores doConservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos” (2005); 31° Curso Internacional de Verão do Centro de Educação Profissional de Música de Brasília; e em 2007, participou da gravação do Primeiro DVD da Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”.

Atualmente é Músico da Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa “Prof. Gunars Tiss”, Banda Sinfônica Municipal de Sumaré "Dorival Gomes Barroca”, Banda Sinfônica Municipal de Hortolândia e Monitor de percussão do Centro de Educação Musical Municipa de Hortolândia (CEMMH).

 

Rita de Cássia Taddei - Teoria Musical

Cursou Piano no Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas. Graduada em Pedagogia pela UNISAL e Bacharelado em Cravo na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) obtendo na mesma instituição a pós-graduação (strictu sensu) na área de Fundamentos Teóricos.

Frequentou aulas de Análise Musical como aluna especial de Doutorado na Universidade Estadual de São Paulo (USP).

Atuou como correpetidora de cantores e instrumentistas em Campinas e região. Lecionou Harmonia no Conservatório Musical Carlos Gomes e Musicalização no Processo de Formação Continuada (Teia do Saber – UNICAMP).

Colaborou em teses de Mestrado e Doutorado da Universidade de Campinas.

Atualmente leciona Teoria Musical no Coral Escola Canarinhos da Terra (Petrobrás-Unicamp), Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) e como professora de Música nos Colégios Dom Pedro II e Objetivo de Americana.