Centro de Educação Musical ganha núcleo de Cultura Popular

07-10-2011 14:23

Além das atividades musicais que utiliza instrumentos de sopro e percussão, o Centro de Educação Musical de Hortolândia abrigará um núcleo de cultura popular. A proposta é que o espaço ofereça cursos de violão e viola. Além disso, algumas apresentações dos grupos do Centro de Educação Musical serão integradas à Orquestra de Viola.

Segundo o secretário de Cultura, Tino Sampaio, a proposta é unir todas as correntes musicais que existem na cidade. Ainda como parte da ação, a Prefeitura pretende construir um auditório no Centro de Educação Musical e gravar um CD integrando os estilos musicais.

Como fruto dessa integração, o caipira Mazinho Quevedo, músico consagrado na região, iniciou um projeto de formação continuada destinado aos violeiros. O músico integra o quadro de instrutores do Centro de Educação Musical. O curso, que acontece quinzenalmente na cidade, faz parte do projeto de valorização da cultura regional e do investimento na formação da Orquestra de Viola de Hortolândia.

Além do espaço que abriga o Centro de Educação Musical, a Prefeitura pretende, até o final do próximo mês, inaugurar um espaço para os violeiros, que funcionará na Região da Vila Real.

“Essa fusão pretende mostrar que não deve existir barreiras entre a música clássica e popular. A ideia é unir as riquezas culturais exibidas pela cidade”, afirma o secretário de Cultura, Tino Sampaio.

 

FONTE: Prefeitura da Cidade de Hortolândia.