Prefeitura promove III Semana da Música

18-11-2011 23:28

Evento contará com concertos e palestras de músicos renomados

Acontece em Hortolândia, a partir de segunda-feira (21/11) até sexta-feira (25/11), um marco para o cenário da música na cidade. A III Semana da Música 2011 levará palestras e concertos com grupos renomados do país ao Centro de Educação Musical, localizado na Rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida. O evento acontece em comemoração ao Dia da Música, festejado no dia 22 de novembro.

A Semana da Música reverencia a música popular raiz com arranjos da música instrumental. “A realização do evento com a participação de músicos experientes da região é uma inovação que está se tornando uma tradição no município. São músicos talentosos que abordam de forma criativa a música instrumental”, afirma o coordenador geral do Centro de Educação Musical, maestro Márcio Beltrami.

A abertura do evento acontecerá com o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. O grupo é referência no País. Além de executar clássicos erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão agregando características performáticas e de dança.

Na terça-feira (22), às 14h30, o professor Samuel Pompeo ministrará uma palestra sobre ‘Música – Mercado de Trabalho’. Considerado referência no saxofone, Pompeo atua como professor da Escola Municipal de Música de São Paulo. Participa, desde 1999, da SoundScape Big Band Jazz, do Quarteto Acepipe e das bandas do programa Domingão do Faustão.

Às 19h30, é a vez da talentosa Orquestra de Sopro Jovem se apresentar com os solistas Priscila Andrade (xilofone), Clayton Morais (percussão), Willian dos Reis (euphoniun), Samuel Pompeo (saxofone) e Felipe Tonon (violino).

Na quarta–feira (23), acontecerá a estreia da Banda Experimental que fará parte do Centro de Educação Musical. Em seguida, será a apresentação dos alunos destaques 2011. Serão revelados 15 alunos, um de cada turma.  

Na quinta-feira (24), o maestro Parcival Módolo ministrará a palestra ‘História da Música’ – principais compositores. Módolo é regente destaque no Brasil e no exterior. Atualmente, rege regularmente várias orquestras do Brasil, Estados Unidos, Cuba, Argentina, Venezuela, México, França, entre outras. É Maestro Honorário Permanente da Orquestra Sinfônica Jovem Nacional do Peru e consultor do Festival de Música de Cusco.

 Na sexta-feira (25), o encerramento acontecerá com a palestra ‘Musicalização Infantil – interatividade e envolvimento’, da educadora musical Silvia Beraldo. Silvia é mestre em educação musical pela Unicamp (Universidade de Campinas). A musicista é referência no ensino da música para crianças. Gravou dois CD´s infantis de sua autoria: Vamos Cantar?(2008) e Musicando e Brincando (2010), com patrocínio do Fundo de Investimento da Cultura de Campinas (FICC).

“A Semana faz parte da consolidação do projeto musical que temos para a cidade. A cada dia mais reafirmamos a importância desse investimento para a vocação dos nossos músicos e para a cultura da população”, afirma o secretário de Cultura, Tino Sampaio.

Fonte: Portal Prefeitura da Cidade de Hortolândia