Sonhos são dedilhados no Centro de Educação Musical de Hortolândia

04-10-2011 06:15

"Mesmo depois de formados, alunos que começaram na escola não perdem o vínculo"

Ao passar pela Rua Vicente Palhão, no Jardim Santa Cândida, Região do Jardim Rosolen, poucos imaginam o potencial do espaço que abriga o Centro de Educação Musical de Hortolândia. Muitos jovens, que antes dos oito anos iniciaram os estudos musicais no espaço, são membros de instituições importantes como o Conservatório de Tatuí, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual de São Paulo).

Ao entrar no espaço, é impossível deixar de ouvir o som de instrumentos, tocados por professores e 298 alunos, que dedilham o sonho de se aperfeiçoar na música. A escola oferece cursos gratuitos de iniciação musical, teoria musical e arranjo em instrumentos como clarineta, fogote, flauta transversal, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete e tuba.

Antes de 2005, a escola se resumia na Banda Municipal. Atualmente, o Centro de Educação Musical abriga oito grupos que realizam apresentações gratuitas em eventos que ocorrem na cidade. De 2005 a 2011, a Prefeitura investiu 100% no espaço. “O investimento em professores, instrumentos e até na estrutura do espaço reflete o carinho que a Administração tem pelo Centro Musical. Existe muito para ser feito, mas temos um olhar diferenciado para o espaço”, afirma o secretário de Cultura, Tino Sampaio.
 
O Maestro Marcio Beltrami, precursor do Centro Musical fala, com brilho nos olhos, o nome de alunos que marcaram a história do Centro Musical. Segundo ele, é difícil limitar o número de casos de sucesso. “São histórias incríveis de alunos que chegaram aqui com sete anos e hoje são destaques em escolas de músicas consagradas no Brasil”, afirma.

São alunos que chegaram acanhados com o sonho de um dia tocar um instrumento e hoje são referências para os que estão começando e até para músicos formados em escolas de grande porte.

Em 1994, Beltrami começou a desenvolver os trabalhos com música em Hortolândia. Em 2007, aliou sua insaciedade em propagar a música com os projetos da Administração de investir em educação musical. “Até então, só fazíamos apresentações. Sabia que estava faltando alguma coisa. Então, o governo aceitou implantar na cidade o Centro de Educação Musical. A implantação proporcionou que muitos sonhos fossem realizados”, conta.

Casos como da aluna Lívia Gastardelli, saxofonista, de 23 anos de idade, que iniciou os estudos no Centro de Educação Musical e ganhou projeção  internacional. Em 2010, a saxofonista concluiu o curso de saxofone erudito no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí.

Neste ano, Livia recebeu a notícia que foi aprovada no curso de mestrado de duas respeitadas instituições de música nos Estados Unidos. Ganhou uma bolsa de 30% na New England Conservatory e 60% na Longy. 

A centenária NEC (New England Conservatory) of Music, de Boston, Estados Unidos, é considerada uma das três “top” do país, e respeitada em todo o mundo. “Sempre sonhei em estudar música nos Estados Unidos, mas não imaginava que alcançaria isso tão cedo, ainda mais sem uma graduação. Agora, estou à procura de patrocínio para ajudar na minha estadia”, conta Livia.

Mesmo os alunos já formados pelo Centro de Educação Musical, permanecem na escola. A maioria passa por todas as fases, desde a iniciação musical até o domínio de um instrumento e depois passam a fazer parte de um dos grupos.

É o caso da aluna Vanessa Teixeira Vidal. A clarinetista começou os estudos no Centro de Educação Musical aos 12 anos. Aos 21, é formada em educação física e está no segundo ao de música na Unicamp (Universidade e Campinas). No pouco tempo livre que tem, Vanessa realiza apresentações junto à Banda Municipal e ainda dedica umas horas de estudo no Centro Musical.

O objetivo de Vanessa é multiplicar o que aprendeu no Centro Musical e está aprendendo na Unicamp. “Acho que é necessário multiplicar as oportunidades. Existem muitas pessoas frustradas por não ter oportunidade de aprender música. Quero ser professora de educação musical”, revela.

Vanessa já plantou uma sementinha. Sua irmã, Carolina Vidal, de 17 anos começou estudar música aos 14 anos.  Hoje toca na Orquestra de Sopro Jovem do Centro Musical.

Como esses jovens, Natalia Sakaguti, clarinetista de 21 anos, que ingressou na faculdade de música da Unesp, apesar de permanecer em São Paulo a maior parte do tempo, ainda não perdeu o vínculo com o Centro de Educação Musical. “Sempre que volto para Hortolândia não deixo de passar na escola. Sou grata ao espaço”, comenta.

O Centro de Educação Múiscal abriga o Ponto de Cultura ‘Nós na Pauta’. O ponto conta com oito salas de instrumentos de sopro e percussão. Além dos cursos, o local serve para ensaios da Banda Municipal, grupo de metais ‘Da Campana Pra Fora’, Fanfarra Municipal, grupo de clarineta ‘Madeira Brasil’, Orquestra de Sopros Jovem, grupo de flauta ‘Sopro de Prata’, grupo de percussão ‘Turuntuntum’ e grupo de saxofone ‘Vibrasax’.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia