Centro de Educação Musical Municipal e Banda Municipal

 

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, assume como desafio principal, mudar a relação de identidade do povo de Hortolândia com a cidade. O alvo principal das ações do Departamento é o de promover a transformação social do indivíduo, valendo-se da transformação dos valores praticados no cotidiano, de muitas gentes e muitas culturas. E, desta forma, capacitar esse indivíduo para uma melhor compreensão de si mesmo e de sua relação com o mundo e a sociedade em que vive.

Reconhecendo a riqueza da música instrumental, é oferecida formação musical e promovida a difusão dos produtos gerados dentro do Centro de Educação Musical como uma afirmação da crença de que o acesso às práticas culturais é um direito social e um fator essencial ao verdadeiro exercício da cidadania.

De forma gratuita, são atendidos aproximadamente 300(trezentos)jovens moradores de Hortolândia, nos cursos oferecidos, tendo como resultado do trabalho do CEMMH diversas atividades anuais dos projetos desenvolvidos pelos grupos: Orquestra de Sopros Jovem de Hortolândia (OSJH), VibraSax, Turuntuntum, Da Campana pra Fora, Sopro de Prata, Madeira Brasil, Fanfarra Municipal e a Banda Municipal.

Acreditando na proposta do Programa Cultura Viva, da Secretaria de Projetos e Programas Culturais do Ministério da Cultura, nasceu o Ponto de Cultura "Nós na Pauta", um canal para projeção das ações do CEMMH no nível nacional e de ampliação da promoção de acesso às práticas culturais.

"Hortolândia valoriza a música instrumental e a necessidade de ampliação de acesso para todos."

 

Ponto de Cultura "Nós na Pauta"

 

O Ponto de Cultura Nós na Pauta realiza ações formativas de valorização e difusão da Música em diversas vertentes. Sua ação mais expressiva são as atividades do Centro de Educação Musical Municipal (CEMM).

Funcionando desde 2002, o CEMM tem cooperado com a formação cultural da população por meio de projetos de formação e difusão de bens culturais, gerando um elo de identificação com a música instrumental, e contribuindo de forma incisiva no desenvolvimento sócio-econômico dos jovens atendidos.